O QUE É ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL
O abuso e a exploração sexual são crimes graves, que deixam marcas profundas nos corpos das vítimas, como lesões, contágio por doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce. Mais do que isso, a violência sexual prejudica profundamente o desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes, gerando problemas como estresse, depressão e baixa autoestima. É dever da família, do Estado e de toda a sociedade protegê-los.
As crianças e adolescentes “avisam” de diversas maneiras, quase sempre não verbais, as situações de maus tratos e de abuso sexual.
Veja abaixo alguns indicadores na conduta da criança/adolescente que sofreu abuso sexual:
Sinais corporais:
· Enfermidades psicosomáticas, que são uma série de problemas de saúde sem aparente causa clínica, como dores de cabeça, erupções na pele, vômitos e outras dificuldades digestivas que têm, na realidade, fundo psicológico e emocional.
· Doenças sexualmente transmissíveis, diagnosticadas em coceira na área genital, infecções urinárias, odor vaginal, corrimento ou outras secreções vaginais e penianas e cólicas intestinais.
· Dificuldade de engolir devido à inflamação causada por gonorréia na garganta ou reflexo de engasgo hiperativo e vômitos (por sexo oral).
· Dor, inchaço, lesão ou sangramento nas áreas da vagina ou ânus a ponto de causar, inclusive, dificuldade de caminhar e sentar.
· Ganho ou perda de peso, visando afetar a atratividade do agressor.
· Traumatismo físico ou lesões corporais, por uso de violência física.
Sinais comportamentais:
· Medo ou pânico de certa pessoa ou sentimento generalizado de desagrado quando é deixado sozinho em algum lugar com alguém.
· Medo do escuro ou de lugares fechados.
· Mudanças extremas súbitas e inexplicadas no comportamento, como oscilações no humor entre retraída e extrovertida.
· Mal estar pela sensação de modificação do corpo e confusão de idade.
· Regressão a comportamentos infantis, como choro excessivo sem causa aparente, enurese (xixi na cama) e chupar dedos.
· Tristeza, abatimento profundo ou depressão crônica. Fraco controle de impulsos e comportamento autodestrutivo ou suicida.
· Baixo nível de auto-estima e excessiva preocupação em agradar os outros.
· Vergonha excessiva, inclusive de mudar de roupa na frente de outras pessoas.
· Culpa e autoflagelação.
· Ansiedade generalizada, comportamento tenso, sempre em estado de alerta, fadiga.
· Comportamento disruptivo, agressivo, raivoso, principalmente dirigido contra irmãos e um dos pais não incestuoso.
· Alguns podem apresentar transtornos dissociativos na forma de personalidade múltipla.
Sexualidade
· Interesse ou conhecimento súbitos e não usuais sobre questões sexuais.
· Expressão de afeto sensualizada ou mesmo certo grau de provocação erótica, inapropriado para uma criança.
· Desenvolvimento de brincadeiras sexuais persistentes com amigos, animais e brinquedos.
· Masturbar-se compulsivamente
· Relato de avanços sexuais por parentes, responsáveis e outros adultos.
· Desenhar órgãos genitais com detalhes além de sua capacidade etária.
Hábitos, cuidados corporais e higiênicos
· Abandono de comportamento infantil, de laços afetivos, de antigos hábitos lúdicos, de fantasias, ainda que temporariamente.
· Mudança de hábito alimentar – perda de apetite (anorexia) ou excesso de alimentação (obesidade).
· Padrão de sono perturbado por pesadelos freqüentes, agitação noturna, gritos, suores, provocados pelo terror de adormecer e sofrer abuso.
· Aparência descuidada e suja pela relutância em trocar de roupa.
· Resistência em participar de atividades físicas.
· Frequentes fugas de casa
· Práticas de delitos
· Envolvimento em prostituição infanto-juvenil
· Uso e abuso de substâncias como álcool, drogas lícitas e ilícitas.
Relacionamento social
· Tendência ao isolamento social com poucas relações com colegas e companheiros.
· Relacionamento entre crianças e adultos com ares de segredo e exclusão dos demais.
· Dificuldade de confiar nas pessoas à sua volta
· Fuga de contato físico
O surgimento de objetos pessoais, brinquedos, dinheiro e outros bens que estão além das possibilidades financeiras da crianças/adolescente e da família pode ser indicador de favorecimento e/ou aliciamento.
Fonte: Guia Escolar – Rede de Proteção à Infância – Métodos para identificação de sianis de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes – Ministério da Educação, 2004
http://brasil-sempedofilia.blogspot.com.br/2013/03/o-que-e-abuso-e-exploracao-sexual.html
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