Páginas

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

POR SER MENINA.../ Postado por Elza Augusta Carvalho

Andreia M., de 23 anos, foi abusada pelo pai de uma amiga aos oito anos de idade, enquanto estudava, e escondeu o que aconteceu por vergonha e culpa. Patrícia D., de 28 anos, foi estuprada aos 16 anos por um desconhecido e, mais tarde descobriu que estava grávida. Maria C, de 32 anos, sofreu uma tentativa de estupro pelo próprio avô, aos 12 anos. Estas são só algumas das histórias que ilustram o tipo de violência sexual que milhares de meninas sofrem pelo Brasil e, em sua maioria, em silêncio. Estima-se que apenas 10% dos casos de estupro sejam notificados no País.
"A violência contra mulher começa na infância. Isso não tem como negar", disse Viviana Santiago, especialista em gênero da ONG Plan Internacional, em entrevista ao HuffPost Brasil. "A sociedade é tão machista, que culpa uma menina como mulher por um abuso. Como se o consentimento fosse algo possível para uma criança seis e dez anos de idade, por exemplo", completa.
Apenas por ser do sexo feminino, milhares de meninas estão sujeitas à violência e o agressor, na maioria das vezes, está dentro de casa. Elas são 94% das vítimas de estupro no Brasil, segundo dados do Ipea. E é preciso mudar essa cultura. Hoje, 25 de novembro, é celebrado o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. Abaixo, estão 13 dados alarmantes que mostram o quanto este crime é um problema enraizado no Brasil e precisa ser enfrentado.
Do total de vítimas de estupro, 89% são do sexo feminino
Daquelas que têm entre 14 e 17 anos, 94% são meninas
Entre as vítimas de até 13 anos, elas são 81%
51% das vítimas são de cor preta ou parda
24% dos agressores das crianças e adolescentes são os próprios pais ou padrastos
33% são amigos ou conhecidos da vítima
Além disso, 93% dos estupradores de crianças são do sexo masculino
527 mil pessoas são estupradas por ano no Brasil e, destes casos, apenas 10% são notificados
Em 48% dos casos envolvendo crianças e adolescentes, há um histórico de estupros anteriores
Em 38% das vezes que o crime é cometido contra meninas de até 13 anos, o agressor ameaça e intimida a vítima. Com adolescentes, isso acontece em 46% das vezes
Em 42% dos casos contra adolescentes a força física ou espancamento é utilizado pelo estuprador.
Com crianças, isso acontece em 32% das vezes
Em 15% dos crimes envolvendo adolescentes, o estupro resulta em gravidez
O estupro ou qualquer outro tipo de violência sexual, quando ocorre na fase de formação da mulher, gera consequências a longo prazo e pode ter efeitos físicos e emocionais devastadores para toda a vida.
Depressão, fobias, ansiedade, suicídio, síndrome de estresse pós-traumático, além de carregar a culpa e o julgamento são algumas das consequências.
----------------------------------------------------------------------------------------
A Secretaria de Política para Mulheres tem um disque-denúncia que funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana. Basta discar o número 180 para ser atendida. As denúncias são recebidas e encaminhadas à Segurança Pública e ao Ministério Público de cada Estado. Depois, os atendentes orientam a qual delegacia ou serviço a mulher precisa procurar de acordo com sua necessidade. O serviço atende todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário