Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Sinais de Abuso Sexual em Crianças / Bya Albuquerque

Essa semana nosso grupo "Filhas do Silêncio" debaterá sobre o assunto acima citado. É claro que se formos procurar na internet, em vários sites de informações, encontraremos uma vasto material. Porém não devemos esquecer que a pedofilia atinge crianças e adolescentes...e crianças que viram adolescentes. E que além dos padrões básicos, cada um apresenta sintomas diferentes. Praticamente todos sofrem de stress que causa sinais básicos como:
isolamento
baixo rendimento escolar
insônia
transtornos alimentares
irritabilidade
agressividade
transtorno sexuais (desde a masturbação compulsiva, opções pelo mesmo sexo ou abstinência sexual)


Mas cada um demonstra características próprias, pois os abusos têm graus diferentes e a estrutura emocional de cada pessoa (criança / adolescente) é diferente também. Há aqueles que tentam passar o dia todo fora. Há aqueles que tentam buscar ajuda, mas não conseguem pedir, com medo de não acreditarem nele. Há pessoas que passam para drogas...bebida...cigarro. Outras, brilhantes, caem na mediocridade (falsa). Também tem os que procuram refugio em alguma atividade, mas de uma maneira compulsiva. Outros tentam suicídio, mas não com a intenção de se matar, apenas para chamar atenção. Ou viram hipocondríacos...


Convivemos com os nossos filhos e os amamos e os conhecemos para entender quando alguma coisa está errada. Cabe a nós, os pais, ficarmos atentos não só aos sinais básicos, mas também em outras mudanças, muitas vezes sutis. Cresci numa família de "doutores"...tenho um tio cientista, psiquiatra renomado, fiz o colegial no colégio mais tradicional de Santos, mas ninguém, ninguém mesmo notou nada. Apresentei insônia...dores abdominais (gastrite nervosa), leitura compulsiva, baixa estima ao extremo, vergonha de mim mesma. Comecei apresentar os sintomas com 15 anos...durante nove anos me "escondi" dentro de mim...acredito que há mais crianças que sofrem uma violência emocional tão brutal, que fazem de tudo para manter a normalidade. Eu era aluna "brilhante" e no colegial minhas notas despencaram. Como o colégio não verificou o que estava acontecendo? A resposta é fácil: os pais é que resolvam o problema!!!


Outro sinal que pode ocorrer, ocorreu comigo e com as outras Filhas do Silêncio é o odor desagradável que emitimos, pois por um tempo indeterminado não nos tocamos nas partes íntimas, portanto não nos lavamos. A consequência disso é a humilhação brutal, principalmente na adolescência...essa humilhação que passei durante 5 anos me faz chorar até hoje...


E como eu escrevi: há os sinais básicos e específicos, que somente aqueles que convivem com a criança poderão identificar. O mais importante que é melhor pecar pela duvida de uma situação do que pela omissão da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário