Páginas

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

SÍNDROME DE CUSHING

Sinônimos:
Hipercortisolismo; Hiperadrenocorticismo; Excesso de Glicocorticóides.

O que é?
Conjunto de sinais e sintomas do excesso da cortisona (um dos hormônios produzidos pela glândula supra-renal). Esse excesso hormonal pode ser provocado por hormônios sintéticos (exógenos) ou por doenças envolvendo a glândula supra-renal e a hipófise. O cortisol é liberado pela glândula adrenal em resposta à liberação de ACTH (hormônio do Stress) na glândula pituitária no cérebro. Isso acontece também quando a pessoa passa por um prolongado período de stress (anos e anos).

Como se desenvolve?
Além do quadro associado ao uso de cortisona, a síndrome de Cushing pode ser provocada por doenças da glândula supra-renal e da hipófise. Estas doenças, em geral, são decorrentes de tumores benignos (adenomas) da supra-renal e da hipófise. Na supra-renal podem ocorrer também tumores malignos. Mais raramente a síndrome de Cushing é provocada pela produção de substâncias estimuladoras da supra-renal por tumores malignos ou abdominais.

O que se sente?
Os principais sintomas são o aumento de peso, com a gordura se depositando no tronco e no pescoço, preenchendo a região acima da clavícula e a parte detrás do pescoço, local onde se forma um importante acúmulo denominado de "giba". A gordura também se deposita no rosto, na região malar ("maçãs do rosto"), onde a pele fica também avermelhada, formando-se uma face que é conhecida como de "lua-cheia". Ocorre também afilamento dos braços e das pernas com diminuição da musculatura, e, conseqüente, fraqueza muscular que se manifesta principalmente quando o paciente caminha ou sobe escadas. A pele vai se tornando fina e frágil, fazendo com que surjam hematomas sem o paciente notar que bateu ou contundiu o local. Sintomas gerais como fraqueza, cansaço fácil, nervosismo, insônia e labilidade emocional também podem ocorrer. Nas mulheres são muito freqüentes as alterações menstruais e o surgimento de pêlos corporais na face, no tórax, abdômen e nos braços e pernas. Como grande parte dos pacientes desenvolve hipertensão arterial e diabetes, podem surgir sintomas associados ao aumento da glicose e da pressão arterial tais como dor de cabeça, sede exagerada, aumento do volume urinário, aumento do apetite e visão borrada. Quando ocorre aumento importante dos pêlos, pode ocorrer também o surgimento de espinhas (acne) na face e no tronco, e nas mulheres pode surgir mudança na voz, queda do cabelo semelhante a calvície masculina e diminuição das mamas. Esses sintomas se associam com tumores de supra-renal.

Minha doença:
Há Doença de Cushing (da hipófise) e Síndrome de Cushing (das supra-renais). No meu caso é Síndrome de Cushing.

Meus Sintomas:
- Falta de apetite /enjôos constantes;
- Boca seca;
- Dor de cabeça constante;
- Engorda de 20 kg em dois anos / dificuldade em perder peso;
- Falta de ar /dificuldade para respirar / dor nas costelas;
- Hematomas (sem noção de onde foram adquiridas) / cicatrização super demorada;
- Inchaço no rosto / barriga / pés
- Visão borrada (passei pelo um dos melhores oftalmologistas e não deu nada);
- Esquecimento de fatos recentes;
- Vermelhidão na face;
- Oleosidade excessiva, principalmente no rosto, com aparição de espinhas;
- Queda constante de cabelo;
- Alteração no ciclo menstrual, com fortes hemorragias;
- Insônia, mesmo tomando Rivotril;
- Forte dor nas pernas;
- Irritabilidade, desânimo e depressão, mesmo tomando Fluoxetina;
- Moleza no corpo, porém a mente lúcida, o que me impede de fazer um montão de coisas e;
- Pressão alta (sempre foi normal).

OBS: Para minha sorte, desenvolvi ojeriza ao açúcar e tenho hipoglicemia. Se não, com certeza, desenvolveria diabete.

5 comentários:

  1. tenho a doença de cushing.estou com muito medo.me ajude.

    ResponderExcluir
  2. Karina, vou ler o blog, com certeza, Renata, procure o HC em São Paulo. Não sinta medo, pois ele poderá piorar a sua situação. Beijos para vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Bya Albuquerque.Gostaria muito de conversar com vc. Pode me passar seu zap. Me chamos Simone Medeiros. O meu é 21-99873-2529

      Excluir
  3. Boa tarde Karina. Não consigo entrar no seu blog, me passa seu zap. Me chamo Simone Medeiros

    ResponderExcluir
  4. Olá!!! Fui fiagdiagnosti com a síndrome de cusching em agosto/2016 e desde lá venho fazendo o tratamento. Porém em março/2017 fui submetida a retirada do tumor da hipófise supra renal. Até o primeiro ano tudo mais ou menos bem. A dificuldade de lidar com as mudanças de hábitos me deixaram ainda mais ansiosa e foi dobrado meus anti depressivos. Agora após 18 meses da cirurgia os sintomas estão voltando. As dores de cabeça, inchaço, insônia, boca seca, pressão arterial alterada. Estou com medo.

    ResponderExcluir